Sua loja NÃO precisa de novos clientes para vender mais

13/04/2020

Vender mais é o desejo de todas as lojas não é verdade? Claro que sim. Mas todos erram em achar que para vender mais é necessário somente conquistar mais clientes, ter mais pessoas entrando na loja. O que chamamos na linguagem do varejo de “fluxo” na loja.

Mas não é bem assim, a grande maioria dos lojistas que converso, falam que precisam de mais fluxo na loja, mas não acompanham os indicadores básicos que toda loja deve acompanhar. Um indicador de venda é capaz de auxiliar o gestor com precisão, a performance da empresa ao final de cada mês. Não bastam apenas prognósticos ou informações subjetivas, mas dados concretos sobre o desenvolvimento da sua loja. Há métricas que podem ser feitas para mensurar o progresso da sua equipe. O objetivo dos indicadores é medir a qualidade e eficácia dos processos, a fim de que seja mais fácil identificar os pontos que precisam de melhorias. 
Venham comigo, vou citar um exemplo para que vocês entendam melhor o que estou dizendo: se em um dia, entraram 10 pessoas na sua loja e sua equipe vende apenas 1 produto para cada um desses clientes, o seu indicador de peças por venda está de 1,0 e no final do dia, a loja vendeu 10 peças.
Agora já imaginou se entrassem 5 pessoas na loja durante o horário de funcionamento, e a sua equipe vende em média 3 peças por cliente, o indicador fecharia com 3,0. Ou seja, no final do dia foi vendido 15 produtos e com a metade do fluxo. Entenderam porque sua loja não precisa de mais fluxo? De mais clientes?  Na verdade, o que sua loja precisa é de uma equipe muito bem treinada para VENDER ITENS ADICIONAIS e um líder/gerente/gestor que sabe analisar os indicadores de vendas e tem conhecimento sobre quais estratégias tomar com esses números.
Se até hoje você nunca fez esse acompanhamento de indicadores ou não deu tanta importância a eles, agora é hora de abrir a mente e fazer uma análise precisa desses números. Estamos aqui para te ajudar a identificar quais os melhores indicadores, para treinar sua equipe e orientar a liderança na análise desses indicadores. Quem vende, VENCE. Vem com a gente.