Marcos Fernandes responde:

07/10/2018

Hoje vamos falar de alguns dos maiores desafios do varejo. Selecionei algumas perguntas mais freqüentes que recebo de lojistas.  De uma olhada ai.

 

Alem de um investimento em publicidade, estrutura física e estoque, o mercado atual exige, acima de tudo, profissionais bem preparados.

 

1° Qual o maior desafio do varejo atual?

R: O maior desafio do varejo hoje, não é encontrar um bom ponto comercial, não é encontrar

fornecedores com produtos competitivos, nem também encontrar um bom sistema de gestão.

O maior desafio do varejo hoje se chama pessoas. Captar pessoas comprometidas,

competentes e desenvolve-las para atender todas as expectativas e exigências do

profissionalismo que o varejo atual necessita.

 

2° Qual o foco dos treinamentos do instituto Vivarejo?

R: O foco dos nossos treinamentos são de apresentar técnicas para o varejo, especificamente na área

de vendas (vendedores) e gestão de pessoas e processos (gerentes e supervisores).

Visando qualidade no atendimento, excelência na prestação de serviço e é claro crescimento

nas vendas. Afinal de contas, vender mais e melhor é o que todos do varejo sempre querem, é

ou não é verdade?

 

3° Qual o diferencial do trabalho do instituto Vivarejo?

R: O nosso diferencial é que apresentamos treinamentos dinâmicos, didáticos e

Envolventes. Ferramentas que funcionam e facilitam o dia de quem trabalha no varejo.

 

4° O que os participantes levam para a empresa após seus treinamentos?

R: Eu diria que não levam só para a empresa, mas sim para vida. Além das técnicas praticas

para o dia dia das vendas e gerencia de loja. Eles entendem a diferença entre um simples

atendente e um profissional em vendas. Aprendem a não esperar as coisas acontecerem, mais

terem atitude.

 

5° Qual a maior causa do turn –over nas empresas de varejo atualmente?

R: Hoje o maior fantasma do varejo é o turn-over e isso acontece por vários motivos:

Lojas abrindo uma atrás de outra, isso torna a mão de obra mais escassa e competitiva. As

vezes as propostas vem com diferencial no salário direto e indireto como: Bonificações extras,

participação nos resultados, plano de saúde dentre outros benefícios. A falta de

reconhecimento, tato com os colaboradores e qualidade de vida tbm aumentam o índice da

rotatividade. E pra completar getores/lideres incapazes de reter os bons talentos em sua

empresa.

 

6° Como ter uma equipe motivada o tempo todo?

R: Veja bem....Essa é uma pergunta que vale R$ 1000.000.00 (Um milhão de reais rsrs).

Na verdade motivar, sempre será um desafio para qualquer gestor. Mas para vc manter uma

equipe de vendedores motivados é necessário um salário competitivo, premiações e

reconhecimento. Treinamento e desenvolvimento do profissional, um bom clima de trabalho,

onde a justiça e o respeito sejam a base do relacionamento. E é claro uma liderança

inspiradora!

 

Agora eu gostaria de fazer algumas perguntas?

Seus gerentes estão capacitados para treinar, desenvolver, acompanhar e avaliar sua equipe?

Eles são de fato lideres inspiradores?

E seus vendedores? Estão preparados para aplicar técnicas necessárias para contornar todas as

objeções do dia a dia e não perderem as oportunidades de vendas? Ou são daqueles que

dizem para o cliente: “Pois não, posso te ajudar”? “Fique a vontade, se precisar estou aqui”

São esses os vendedores que estão na linha de frente da sua loja representando vc e com a

responsabilidade de garantir o faturamento da loja?

O instituto Vivarejo está aqui exatamente pra te ajudar a forma uma equipe de gestores e vendedores de alta performance, que atingem todas as metas da loja.

 

Vem com a gente nessa!! Vamos com tudo e viva o varejo!!!