29/04/2020
Disse Guimarães Rosa: “Viver é perigoso”. E de fato é. Na minha opinião, um dos perigos de se viver diferentemente do que muitos gurus dizem por aí, não temos praticamente controle algum sobre a nossa vida. Planejamos sim, mas o amanhã é incerto demais. Chico Buarque também nos disse: “A gente quer ter voz ativa e no nosso destino mandar. Mas eis que chega a roda viva e lava o destino pra lá”. Portanto, viver se torna perigoso pelo fato de que, não temos controle nenhum sobre o que o destino nos reserva. Acredito que não podemos nos apegar na mensagem passada por outro artista bem renomado, que diz assim: “Deixa a vida me levar, vida leva eu”. Não podemos viver esperando que as coisas aconteçam naturalmente.
Refletindo, presumo que uma das coisas em que temos controle e que cabe somente a nós, é a arte de decidir. Isso mesmo! Decidir é uma arte e ninguém pode fazer por nós.
E uma das principais funções de um líder é aplicar a arte de decidir. É a partir dessa arte que as coisas melhoram ou pioram, mudam ou continuam da mesma forma. O líder tem a responsabilidade de tomar decisões o tempo todo, principalmente em meio à crise que vivemos. No momento atual, precisa-se de líderes concentrados e com a sensibilidade necessária para tomar as melhores decisões.
Observo muitas pessoas se escondendo atrás dos problemas e das adversidades do momento, usando a crise para justificar falhas. E é nessa hora que os verdadeiros líderes surgem, aqueles que compreendem que a situação não está propicia, mas optam por decidir fazer algo, ao invés de esperar a crise passar e então analisar qual decisão irá tomar. A saúde das empresas depende dessas decisões.
Você líder, acredita que está tomando as melhores decisões nesse momento? Seja com a loja, equipe, família. Em qualquer área da sua vida, o único controle de fato que você tem, é sobre as decisões que você toma. Ninguém pode fazer isso por você. Será fácil? Não. Mas essa é sua responsabilidade como líder. Decida! Ah, e assuma as consequências dessas decisões.
Lembre-se, os frutos que você vai colher amanhã, serão resultantes às decisões tomadas hoje.
Então.... DECIDA!!!